Mercado

Como escolher o pneu certo ao customizar a moto?

 

Colocar pneus diferentes em um projeto vai além da questão visual; confira os cuidados necessários para manter sua moto funcionando corretamente.

 

Quando o assunto é customização de motocicletas, nem sempre o pneu aparece em primeiro lugar, já que a atenção geralmente é direcionada a itens visualmente mais atraentes, como um tanque de combustível, manoplas ou assento personalizados.

Para entender como proceder para que os novos pneus estejam adequados à moto customizada, o MOTO.com.br conversou com Luiz Alves, responsável pelas competições de moto da Pirelli para a América Latina, que apresentou três dicas importantes. Confira:

Respeitar a largura mínima do aro

“Tem que tomar um cuidado muito grande se a modificação técnica que é feita respeita a largura mínima de aro, pois não pode existir nenhuma interferência do pneu com a parte mecânica da motocicleta. Se o proprietário deseja colocar um pneu mais largo, é importante verificar se a largura do aro é compatível com o novo pneu e se a borracha nova não vai encostar na balança, na corrente ou no eixo-cardã.”

Pneus nas rodas e sentidos corretos

“Outro erro é pegar um pneu traseiro – projetado para ser utilizado especificamente na traseira - e colocar na dianteira. Já vi isso em várias motocicletas. A dinâmica da motocicleta é pensada para o trabalho do pneu traseiro em conjunto com o dianteiro, então eles devem não somente serem montados na roda correta como no sentido correto. Além disso, devem ser do mesmo modelo. Não adianta colocar modelos diferentes, ainda que da mesma fabricante. Se forem diferentes, os pneus não vão ‘conversar” entre si.’”

Transformar pequenas trails em motard: pode, mas com cuidado

“Essa modificação de tirar os aros originais e instalar rodas de aro menor é possível, tomando os cuidados de respeitar a largura do aro de acordo com o pneu a ser escolhido. Entretanto, é necessário olhar também para a parte mecânica: o acerto de suspensão de uma motard é diferente de uma moto que vem de fábrica com aros originais diferentes dos instalados. “Uma motard original não é simplesmente uma trail que teve as rodas trocadas, é um projeto criado daquela forma, então quando o proprietário modifica a moto original ele deve tomar esses cuidados.”

 

Leia também: Qual escova limpa melhor os pneus do carro?

Leia também: Nova tecnologia permite reduzir resistência ao rolamento em até 20%

 

Fonte: Primeira Página com informações da Moto.com.br.

Redes Sociais