Notícias


Publicado em:
4
5/2018

Pesquisa da UFLA utiliza borracha de pneu para a produção de cimento-madeira e painéis MDP

A alternativa para o reaproveitamento de pneus foi proposta por uma pesquisa de um programa de pós-graduação em Engenharia de Biomateriais da Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais



Metatags:

No Brasil são produzidos cerca de 40 milhões de pneus por ano e quase metade dessa produção é descartada. A ideia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi reutilizar a borracha do pneu para produzir painéis de MDP (Medium Density Particleboard) e de cimento-madeira.

O MDP é um painel constituído de partículas de madeira e adesivos, os quais são submetidos ao processo de pressão e temperatura. Seu uso é direcionado em artigos de linha reta como portas, prateleiras, gavetas, entre outros. Já os painéis de cimento-madeira são utilizados na construção civil em países como Alemanha, Japão e Rússia. No Brasil, sua fabricação ainda é limitada.

A utilização de 5% de partículas de borracha de pneu modificada superficialmente gerou melhorias nas propriedades físico-mecânicas e de isolamento térmico de ambos os tipos de painéis avaliados. O resíduo do pneu é um material hidrofóbico, ou seja, não absorve água, o que contribui de maneira positiva para as propriedades de inchamento em espessura e absorção de água dos painéis.

Fonte: Contato Comunicação (UFLA)


Últimas notícias

Estratégias de marketing para novos negócios de e-commerce

Se a sua empresa está começando ou mantém uma base de clientes estabelecida, é importante estar atualizado com as tendências de marketing e técnicas para comércio eletrônico.
Leia Mais

Qual o diferencial competitivo do seu e-commerce?

Artigo de Felipe Martins, presidente da Dotstore, analisa as vantagens e benefícios para uma empresa se sobressair aos seus concorrentes.
Leia Mais

Melhorar a experiência do usuário é a principal tendência do e-commerce

Empresas desenvolvem soluções digitais para auxiliar varejistas a impulsionar seus negócios e melhorar o atendimento aos clientes.
Leia Mais